Post Page Advertisement [Top]

Já conhece a BAL – Bateria de Avaliação da Leitura?




Já conhece a BAL – Bateria de Avaliação da Leitura?


A BAL – Bateria de Avaliação da Leitura é, tal como o nome indica, uma bateria de provas de avaliação da leitura. Da autoria de Iolanda Ribeiro, Fernanda Leopoldina Silva, Sandra Santos, Irene Cadime, Séli Chaves-Sousa, Ana Paula Vale e Alina Galvão Spinillo, a BAL foi a vencedora do 9º Prémio Cegoc, em 2013.

BAL_testes

 

É constituída, ao todo, por cinco provas: um Teste de Leitura de Palavras, dois Testes de Compreensão de Textos na Modalidade Oral (um com textos informativos e outro com textos narrativos) e dois Testes de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura (um com textos informativos e outro com textos narrativos).

A organização das provas que a constituem prende-se com três domínios principais:

  • Identificação de palavras apresentadas de forma isolada;

  • Compreensão de textos na modalidade de leitura;

  • Compreensão de textos na modalidade oral;


Os resultados obtidos nas cinco provas podem ser integrados, para que possam ser diagnosticadas, de forma precisa, as dificuldades de leitura.

Vamos então conhecer cada uma das provas desta bateria, mais detalhadamente.

 

TLP – Teste de Leitura de Palavras


O TLP permite avaliar a leitura de palavras, bem como a evolução da criança nesta competência ao longo dos quatro primeiros anos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

A prova existe em quatro versões – uma para cada ano de escolaridade – cada uma com 30 palavras, e a sua aplicação é informatizada. A tarefa da criança nesta prova consiste na leitura das palavras que aparecem no ecrã do computador, cabendo ao avaliador registar no sistema se a leitura foi efetuada com sucesso ou insucesso.

As palavras que integram a prova foram selecionadas de acordo com a sua extensão (curtas ou longas), com a sua frequência (frequentes ou pouco frequentes), a sua regularidade (regular, irregular ou com regra contextual) e de acordo com as suas estruturas silábicas (cv.cv, ccvc.cv.cv, etc.).

A correção desta prova é feita de forma informática: o software TLP compila os respostas da avaliação num ficheiro Excel, que deverá ser depois importado para o sistema de correção online TP Online by Cegoc, de forma a obter os resultados.

O TLP estabelece pontos de corte para cada ano de escolaridade, permitindo determinar o nível de mestria da criança.

 

TCTMO – Testes de Compreensão de Textos na Modalidade Oral


Os TCTMO permitem avaliar o desempenho da criança na compreensão de textos apresentados oralmente, bem como a evolução desta competência ao longo dos quatro primeiros anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Estão disponíveis na versão com textos narrativos e na versão com textos informativos.

Cada uma das versões – textos narrativos ou textos informativos – é constituída por quatro versões (uma para cada ano de escolaridade). Todos os textos utilizados são originais e elaborados especificamente para o desenvolvimento da BAL através de um trabalho de cooperação com os escritores, de forma a que se assegure que os textos são adequados ao nível de escolaridade das crianças, quer em termos de extensão quer em termos de vocabulário. Os TCTMO permitem avaliar quatro níveis de compreensão:

  • Compreensão Literal

  • Compreensão Inferencial

  • Reorganização

  • Compreensão Crítica


A aplicação destas provas é efetuada de forma individual, em formato digital. A tarefa da criança nestas provas consiste na audição de excertos de textos, seguida da audição de um conjunto de perguntas e respetivas opções de resposta. Tal como no TLP, cabe ao avaliador a tarefa de registar qual das opções de resposta foi escolhida pela criança.

Também a correção destas provas é feita de forma informatizada. O software TCTMO compila os resultados num ficheiro Excel, que deverá depois ser importado para o sistema de correção TP Online by Cegoc para a obtenção dos resultados.

 

TCTML – Testes de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura


Os TCTML permitem avaliar o desempenho da criança na compreensão da leitura de textos, bem como a evolução desta competência ao longo dos três últimos anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Estão disponíveis duas versões desta prova: uma versão com textos narrativos e outra versão com textos informativos.

Foram construídos quatro textos para cada uma das versões, todos originais e elaborados especificamente para o desenvolvimento da BAL. Assim, e através de um trabalho de cooperação com os escritores, procurou-se assegurar que os textos se ajustavam, em termos de extensão e de vocabulário, aos níveis de escolaridade das crianças. Pretende-se que sejam avaliados quatro níveis de compreensão:

  • Compreensão Literal

  • Compreensão Inferencial

  • Reorganização

  • Compreensão Crítica


A aplicação destas provas poderá ser feita individualmente ou coletivamente, no formato papel e lápis. Existem três versões com textos narrativos e três versões com textos informativos, distribuídas por três anos de escolaridade (2º, 3º e 4º anos de escolaridade). Ou seja, para cada ano escolar existem duas versões da prova: uma versão com textos narrativos e uma versão com textos informativos.

A tarefa da criança nestas provas consiste na leitura de pequenos textos, cada um deles seguido de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta.

Após a aplicação da prova, caberá ao avaliador introduzir manualmente cada uma das respostas no sistema de correção TP Online by Cegoc, para que possa aceder aos resultados.

 

Para obter mais informações sobre esta bateria, poderá entrar em contacto connosco através do e-mail testes@cegoc.pt

 

Bottom Ad [Post Page]